Dona Francisca localiza-se à margem direita do Rio Jacuí. É uma cidade tranquila para se morar e marcada pela beleza natural geográfica. Distante 270 km da Capital Gaúcha, o município integra a Região Turística da Quarta Colônia de Imigração Italiana, com uma população de 3.401 habitantes. A cidade destaca-se nas comemorações da “Semana do Município” celebrando o dia 17 de julho de 1965, sua data de Emancipação, com uma diversidade de eventos e opções turísticas, uma rica gastronomia italiana e alemã com os deliciosos pães de amendoim e o saboroso risoto na tradição, a peculiar culinária africana com a portuguesa.
É conhecida como “Namorada do Rio Jacuí”, Terra Natal do Coroinha Adílio Segabinazzi Daronch, primeiro Beato coroinha no Mundo, o qual tem homenagens por toda a cidade. Capital da Cerveja Artesanal e “Berço de um Cinodonte” do período triássico, há 242 milhões de anos, que deu origem a todos os mamíferos do planeta. Atualmente, na gestão do prefeito Olavo José Cassol, a cidade tem investido em seu desenvolvimento cultural, turístico, econômico, além de dar suporte para os produtores rurais.
Parque Histórico Municipal e o Rio Jacuí
O Parque Histórico Municipal é um complexo turístico completo, homenageando a história da colonização alemã e italiana. Ali são encontradas réplicas de casas típicas alemã e italiana, mobiliadas com objetos autênticos da época da colonização. Nele, observam-se máquinas, equipamentos agrícolas da época. Ele se encontra ao lado do Rio Jacuí, cujo porto foi um grande escoadouro da produção agrícola da região. Uma das formas de valorizar a sua importância é fazê-lo, também um espaço para diversão, recreação e lazer. Neste sentido são incentivadas esportes náuticos e a pesca esportiva. Todos os anos em, 2 de fevereiro, é feito pelo rio procissão fluvial em homenagem a Padroeira Nossa Senhora dos Navegantes.
Morro Santo Antônio
É paisagem natural, turística e religiosa tornando-se um dos cartões postais mais emblemáticos e venerados de Dona Francisca, por ter a Cruz iluminada no topo do Morro. Cercado por uma diversidade de espécies vegetais e uma vasta mata nativa, cobiçado pelas caminhadas, contemplando as capelinhas da Via Sagra espalhadas pelo trajeto que leva até o topo do morro e o cantar dos pássaros, fazendo uma conexão com o coração.
Mirante e Teleférico
Em Dona Francisca, existe um Tobogã, Mirante e Teleférico localizado no Bairro Mostardeiro, num dos pontos mais estratégicos da cidade, com uma panorâmica, que faz o visitante deleitar-se com uma vista exuberante. Atualmente, está desativado, mas existem estudos para revitalização das atrações e a construção de um café no local, voltado para os moradores da cidade, mas, principalmente, turistas.
Praça Padre José Iop
É um ponto de lazer e convivência. Possui um quiosque, árvores de sombras, jardineiras, praça de brinquedos. Um letreiro modular para fotografias, uma réplica do 14 Bis de Santos Dumont. Sua localização estratégica amplo ao norte o imponente morro Santo Antônio e ao sul o rio Jacuí com suas várzeas produtivas de arrozais.
Transportes para Agricultura, Educação e Administração Pública
Dona Francisca recebeu, adquiriu e continua pesquisando novas oportunidades para a melhoria da mobilidade urbana e em segmentos importantes como agricultura, saúde, educação e administração pública. Começando com um novo ônibus escolar, com capacidade de 59 lugares, para suprir a demanda no transporte dos alunos da rede pública de ensino. A Secretária de Educação recebeu, também, um veículo para o melhor atendimento e agilidade nos serviços prestados. Para a obras e administração, foram recebidos uma Pá Carregadeira, uma Escavadeira Hidráulica e um caminhão com basculante. Para a agricultura, uma ensiladeira e uma carreta agrícola somam-se nos esforços para o desenvolvimento no campo.
Confira nosso vídeo especial sobre Dona Francisca: